terça-feira, 11 de janeiro de 2011

ÀGAPE - Amor incondicional. Doar, dar, sem esperar nada m troca.

Ágape é o amor incondicional, o amor generoso, o amor sem limites; puro, livre!
Estamos acostumados a viver em um mundo em que as pessoas agem na expectativa de reciprocidade. A ação traz uma reação. Infelizmente, não se encontra sabor em relações desinteressadas. A suposta amizade vive de expectativas.
O que o outro pode me proporcionar?
Que ganho haverei de ter ao ir a tal evento?
Quem é fulano?
O que ele faz?
É filho de quem?
Tempos em que os adornos valem mais do que o essencial. Tristes tempos. As amizades interesseiras têm prazo de validade. As relações são inconstantes. É comum, em um circulo de amigos, cada qual falar de si mesmo como um hobby. Uma geração narcisista. O pronome mais utilizado é o de primeira pessoa "eu". Tristes tempos, repito.
Tempos de escassez de atitudes de misericórdia - descartar uma pessoa é mais fácil do que se desfazer de um objeto de estimação. Falta estima pelo ser humano. Vivemos em uma sociedade em qque o consumo coisifica a pessoa. Quanto mais se tem, mais se deseja e, quando não se tem, o desejo também faz questão de ficar.
Falta um sonho de vida e sobram angústias pelas ausências desse sonho.

(texto extraido do prefácio do livro Ágape.)                                                                                                                                                               

O Twitter no Brasil e no mundo: Uma nova mania da internet e uma oportunidade como mídia publicitária

Artigo escrito no fim de 2009 para a matéria de Criação Publicitária na faculdade de Comunicação Social com hablitação em Publicidade e Propaganda.


Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar como o Twitter, uma ferramenta da internet vem crescendo no Brasil e no mundo e agora abre portas para a publicidade como uma nova mídia. Isso como oportunidade para pequenas e grandes marcas divulgarem seus produtos e serviços de maneira eficiente e com custo zero.

A revolução do conhecimento

De acordo com Augusto Pinto “Revolução é sinônimo de uma evolução muito rápida, muitas vezes fora de nosso controle e é isso que está acontecendo com o conhecimento da humanidade. A globalização trouxe muitos efeitos, alguns visíveis e outros invisíveis.” O uso da internet fez com que as informações se multiplicassem em segundos, somos fazedores e consumidores de informações. Com apenas um clique nos conectamos com o mundo, temos acesso a milhões de informações, a todos os tipos de conhecimento e podemos compartilhar isso com as outras pessoas.

A tecnologia e a globalização fizeram com que mais pessoas pudessem ter acesso a outros meios de comunicação. Poucas pessoas hoje fazem uso do correio ou do telegrama para se comunicarem com outras pessoas, basta uma mensagem de texto via celular (sms) ou um e-mail para que essa informação seja compartilhada de maneira mais simples, rápida e dinâmica. Aqueles que não possuem um celular ou um computador com acesso a internet em casa, pode a partir de R$ 1,00 a hora usar uma lan house e se conectar ao mundo virtual.

E é a partir da internet e de suas varias ferramentas e plataformas, que vamos analisar como as redes de relacionamentos, nesse caso em especial o Twitter, vêm abrindo portas para empresários divulgarem seus produtos e serviços, e como os publicitários podem aproveitá-las como mais uma mídia gratuita e em constante crescimento

O que é o twitter

No livro “O Manual do Twitter” formulado por Juliano Spyer da agência Talk encontramos na introdução um texto que tenta explicar o que é o twitter fazendo uma analogia a uma mesa de bar:

“Bares, padarias, botecos e cafés são lugares onde pessoas se encontram para trocar informação, opinar sobre as notícias do dia, pedir ajuda, dar risada, criar vínculos, cultivar relacionamentos, falar entre si ou apenas acompanhar as conversas dos outros. Ter essas oportunidades de sociabilização é ao mesmo tempo prazeroso e útil, relaxante e necessário para uma espécie que há milênios sobrevive coletivamente. O Twitter é como o seu bar favorito funcionando dia e noite: a hora que você aparecer encontrará alguns frentadores habituais e mais outras pessoas relacionadas a eles. Você poderá ficar para um dedo de prosa durante um intervalo no trabalho ou passar horas interagindo e trocando idéias.”

A partir dessa metáfora utilizada,os autores do guia prático,disponível gratuitamente para download na rede, tentam explicar de maneira criativa e divertida como essa nova ferramenta da web podem ajudar pessoas e empresas.

Os criadores do Twitter não divulgam informações sobre números e valores, mas estima-se que cerca de 44 bilhões de pessoas no mundo todo usam o twitter, dessas acredita-se que mais de 11 bilhões dessas contas sejam de usuários brasileiros.

O colunista do New York Times David Pogue, também deu sua opinião sobre o que é o twitter, em uma matéria que foi capa da revista Time em junho de 2008.
"No final, a minha impressão é que o Twitter estava certo e errado. O Twitter é uma maneira de se jogar tempo fora massivamente. Ele é sim outra maneira de procrastinar, de fazer as horas passarem sem que se termine o trabalho, a batalha por status online e para massagear o seu próprio ego. Mas é também um canal brilhante para se transmitir notícias de última hora, fazer perguntas e para se chegar perto de figuras públicas que você admira. Nenhum outro canal se compara à capacidade dele [Twitter] de disseminar conteúdo em tempo real por boca-a-boca.”

Fica difícil explicar para os leigos o que é o twitter e porque ele vem ganhando tantos usuários, um minibolg, um novo jeito de bater papo, e uma nova ferramenta publicitária. Mas para quem já entende do mundo virtual, fica mais fácil, e é bem mais divertido quando se descobre o que é o twitter, fazendo parte dele.

A Publicidade e Propaganda no twitter

Com o crescimento de usuários do twitter muitas empresas já perceberam que esta nova ferramenta pode ser uma ótima oportunidade para divulgar seus produtos e serviços. A Construtora Tecnisa foi a primeira empresa do segmento a perceber essa oportunidade e realizar a primeira venda via twitter de um apartamento com valor de quinhentos mil reais. Romeo Busarello, diretor de marketing da empresa declarou “Provavelmente este é o produto mais caro vendido pelo Twitter no mundo. E, com certeza, é a primeira venda concretizada por uma empresa do segmento da construção civil, utilizando redes sociais. Esta conquista inédita fortalece nossa estratégia de divulgação on-line dos imóveis. Afinal, conseguimos um excelente resultado com um baixo investimento, eu diria com investimento próximo a zero!”

Assim como a Tecnisa a empresa de telefonia Telefônica fechou um contrato com o jornalista Marcelo Tas, apresentador do programa CQC transmitido as segundas-feiras pela Rede Bandeirantes de Televisão, que está na lista dos 10 mais “seguidos” do twitter, para o lançamento do Speedy Xtreme, o que fez com que o número de pessoas a segui-lo dobrasse em questão de minutos, e seus post’s ganharam grande repercussão na chamada twittosfera (como os usuários chamam o mundo do twitter). O que comprova ainda mais que a nova ferramenta é sim um grande mote para a publicidade e propaganda.

Ao contrário, do que muitos possam pensar não adianta simplesmente abrir uma conta no twitter e divulgar ofertas e lançamentos de uma empresa ou algum produto. A empresa que usa o twitter como um mídia publicitária precisa conhecer bem o perfil do seu público, estar ativamente ligado ao que acontece na rede, para aproveitar assuntos em voga e quaisquer oportunidades que apareçam. Quem for “twittar” ( forma abrasileirada de dizer quando uma pessoas escreve algo no seu twitter) pela empresa, deve ser rápido, simpático, ter noções de web, e estar antenado em tudo que acontece no meio virtual.
O importante é inovar, não usar a plataforma apenas para divulgar links, e sites é preciso interagir com os seguidores para criar um vínculo dos seus seguidores com a marca ou empresa. Oferecer brindes, responder as perguntas e comentários, realizar promoções, são mecanismos de fazer propaganda de sua empresa e garantir mais seguidores e visão no mercado.

As empresas têm que perceber essa oportunidade e saber aproveitá-la de forma positiva. Seguindo o pensamento de que se sua empresa possuiu por exemplo, 500 seguidores, são esses 500 seguidores/clientes que lerão suas mensagens. Se um cliente leu sua mensagem e repassá-la a seus outros 250 seguidores, serão não 500, mas 750 pessoas que lerão sua mensagem e poderão ser seus futuros clientes. Da mesma maneira que essa publicidade pode ser positiva, caso não haja um cuidado por parte de quem cuida da conta do twitter da empresa, essa promoção pode ser negativa. Se um cliente envia uma reclamação via twitter, todos os seguidores dele lerão essa mensagem, o que pode causar uma imagem negativa em relação aos serviços e produtos oferecidos pela empresa.

Outra empresa que já percebeu o quanto o twitter vem ganhando força e pode ser um forte aliado a publicidade e propaganda com custo zero, já que os diretores da empresa criadora do twitter ainda não elaboraram nenhuma maneira de vender espaço publicitário vai twitter, foi a empresa de computadores e informática Dell, que usa o twitter para vendas, pós vendas, reclamações e assistência técnica.

Diante do crescimento das novas ferramentas da internet e da informática os publicitários precisam ficar de plantão para não se perderem com a velocidade que as informações são divulgadas e pegarem carona em novas oportunidades de mídias e oportunidades de publicidade e propaganda. As agências poderão crescer cada vez mais, gerar novos empregos, e garantir cada vez mais contas e a satisfação dos clientes que atendem e que buscam cada vez mais novas maneiras de divulgarem seus produtos e serviços, buscando sempre qualidade e menor custo benefício.