segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Carta aberta à amizade



Minha mãe sempre me dizia que nós sabemos a quantidade de amigos que temos nos momentos de alegria e a qualidade deles nos momentos de dor.

Eu carrego comigo amigos de longa data, alguns eu nem me lembro há quanto tempo estão na minha vida, passamos tanta coisa juntos, vimos amigos partirem e novos amigos chegarem.
E eu também tenho aqueles amigos que são recentes, mas que a força da amizade faz parecer que são de longa data, amizade que vem de outras vidas.





Esses amigos eu chamo carinhosamente de amigos de alma, um tem nome e sobrenome, endereço e RG. Kênia Faria Lima.
Nós nos conhecemos nesta vida a cerca de 5 anos, mas a nossa história com certeza não começou aqui. Nosso reencontro não foi acaso, mera coincidência, naquele dia eu nem queria sair, mas, acabei indo e além da ressaca da manhã seguinte ganhei a amizade dela.

Kênia é a prova daquele pré-conceito que carregamos ao conhecer pessoas e julgá-las pelo que ouvimos falar pela boca dos outros. 

Todos caíram por terra.
Por trás de tantas suposições , casos, histórias, disse me disse estava ela a verdadeira Kênia e que eu agradeço a Deus por ter tido a sorte de conhecer.

Foi realmente amor a primeira vista (nesta vida). Impossível não se encantar com aqueles olhos que brilham feito os de uma criança quando ganha um brinquedo, como pode uma mulher que viveu tudo o que viveu ainda manter  o espírito de criança e a fé nas pessoas, se fosse eu ela sabe. Já tinha desistido, mas, ela ah... ela não, ela não perdeu a fé, ela não desistiu de lutar apesar de tudo, esse tudo que pode ser escrito em caps lock....

Foi ela quem me disse uma vez uma frase que eu jamais conseguirei esquecer, não foi só uma frase de efeito, foi uma lição: “chorar dentro de um carro importado ou dentro de um banheiro dói a mesma coisa”. E eu depois desse tapa na cara, sentada lá em bedely (provavelmente tomando Chandon) aprendi mais uma vez que ser é melhor que ter.

Ela é livro aberto, coração aberto, me contou sua história, eu contei a minha e pronto, éramos amigas de infância, irmãs de alma.
Dali em diante vivemos tantas coisas juntas que dariam livros, trilogias, talvez até mais. Entre tantas cervejas, bolhas, ressacas, 10’s com bananas, diarréias, lágrimas e sorrisos. Dividimos experiências, alegrias, somos companheiras de viagens, somos ombro amigo, somos a companhia da madrugada de insônia, dividimos cervejas, faxinas, sonhos, segredos e esperanças.

Rimos das nossas próprias desgraças, choramos nossas desilusões, bebemos nossas mágoas, dividimos o mesmo edredom, o mesmo prato e até a mesma família, família que a acolheu, adotou e ama desde sempre.

A nossa amizade é mais, mais que respeito, confiança, fé na vida, é mais que gostar de estar perto, é querer o bem, é doação, é não dormir enquanto o telefone não toca e eu ouço “cheguei bem”, é receber um recado no facebook “queria você aqui comigo”,, é mais do que eu possa traduzir em palavras, é coisa que transcende, que vai além do que alguém possa tentar deduzir.

É passar as dificuldades juntas, é estar junto mesmo sem bedely ou carro importado, é pegar busão lotado carregando debaixo do braço um fardo de cerveja e no coração uma saudade enorme. È adotar os filhos como sobrinhos e mesmo cansada fazer bolo de cenoura com calada de chocolate. É mais do que perder noites de sono, é mais que rachar lenha, carregar grade de cerveja, é mais que qualquer esforço físico, é mais que qualquer sentimento possa traduzir.

Como disse Elis “só vai beber champanhe do meu copo, quem comeu grama comigo. É isso Nêga, na alegria, na dor, nos porres, nas blitz da polícia, no Belvedere ou no fundo de cozinha, onde quer que seja, onde quer que esteja. O importante é estarmos juntas e lembramos que estar perto não é físico.

Eu poderia sim passar horas escrevendo e tentando contar nessas linhas a nossa história, mas o que eu quero mesmo que você saiba que você é pra mim mãe, irmã, amiga, companheira e exemplo. Exemplo de uma pessoa que tem a alma de uma criança e a força de uma guerreira, você é exemplo de amor, de não desistir dele apesar “de”, exemplo de alguém que conhece a dor, mas mesmo assim não abandonou a alegria, não perde a esperança no ser humano, voc êé exemplo de que é preciso acreditar, é preciso ter fé em o que quer que seja. Você é sim boa mãe, não importa o quanto te julguem, você foi boa esposa, é boa filha e é com certeza uma ótima amiga, peça rara e em extinção.

Eu sei que Deus tem planos maravilhosos pra sua vida e que a “tal felicidade” que você procura chegará, eu desejo que todos os seus dias sejam de brilho nos olhos, sorriso largo no rosto, cerveja gelada, céu de arco íris, noites de céu estrelado e brisa fresca, que com o passar dos anos você ganhe mais e mais, e que não perca nunca a sua essência, o que te faz ser quem você é.

Lembra quando eu te disse que aquele ano que eu te conheci já tinha valido a pena só por você ter aparecido na minha vida, pois é, desde então cada dia tem valido a pena.
Sou grata por você fazer parte da minha vida, por você ser um pedaço de mim, pedaço especial, essencial, eu aprendi muito com você, eu cresci com você, eu voltei a ser criança, eu reencontrei partes perdidas de mim, eu achei você!

Que todos os seus dias sejam de feliz aniversário, de recomeço, de paz e saúde, tudo que eu disser ainda será pouco.
Sábio foi quem disse que amigos são a família que Deus nos permitiu escolher.

Eu te amo pra você é pouco!

Feliz 37!