sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Só eu sei


Tem sempre um aqui ou ali pra "tecer uma opinião" quando eu digo que tomo antidepressivos e tarjas preta, quando eu conto da minha vida pra alguém, tem sempre um que vira e fala: Nossa mas você é sempre tão pra cima! E eu penso: Se fosse assim eu tomaria viagra e não alprazolan e afins...

E é por essas e outras que eu digo: Podem falar o que quiser mas da minha VIDA DE VERDADE só EU sei!
Quando eu era mais nova sempre ouvia alguém dizer que depressão era doença de rico, ou então de "gente atoa", e confesso que até acreditei nisso, até que aconteceu comigo. É meus caros vocês não sabem de nada, ninguém sabe até sentir na própria pele o tamanho dessa merda toda....

Ah mas você tá triste atoa, tá deprimida porque?? Tem gente com problemas muito maiores, a verdade coleguinha é que não exitem problemas P, M ou G, eles não ficam dispostos em araras ou em prateleiras subdivididas em 500ml, 1lt ou embalagem econômica 2lt e meio...

Também não sei porque me deprimi, faltam muitas sessões de terapia e análise para se chegar a alguma conclusão. O fato é que dói! Dói muito e só quem sentiu essa dor de dilacerar a alma e te fazer ter a sensação que você será partida ao meio, só quem já sentiu um vazio tão grande, mas tão grande que era capaz de ouvir o silêncio ecoar, só quem chorou por dias a fio a ponto das lágrimas secarem pode dar pitaco nessa roda....

Sabe o que (a grande maioria, graças a Deus não sabe) você passar dias deitada numa cama sem vontade de nada, sem levantar pra nada??? e quando digo NADA é N-A-D-A mesmo (fazer xixi na cama, não tomar banho, não comer, não lavar o cabelo...) Sabe o que é ter a boca seca, o coração disparado - você tem a certeza total e absoluta de que vai enfartar- o corpo treme por dentro, você sente um medo que faz parecer os filmes do Jason comédia de sessão da tarde, você tem tanto medo que morrer parece a solução mais prática, rápida e menos dolorosa....

Ah mas você é sempre tão animada, ta sempre rindo, contando piada! É porque eu arrumei uma armadura, um antídoto pra essa dor, eu rio dos meus problemas, cono piada com as minhas desgraças e as alheias também...sabe aquela frase "quem conhece um sorriso de verdade sabe que nem todo palhaço é feliz", pois é 100% verídica. Se a gente não arrumar uma válvula de escape, como é que faz? Surta, enlouquece de vez, e aí não tem mais volta, o poço é fundo meus amigos....e eu medi com minha própria trena.

E aí que eu saio, danço, bebo e namoro (força de expressão néh, porque nos últimos tempos...bom isso é pauta pra outra discussão), tenho amigos...que que tem a ver o cú com as calças??? Nothing!!!!!!
Isso faz parte de um treinamento diário a base de muita fé e oração, no escuro tateando o fundo do poço em busca da mola...e então eu me obrigo a me arrastar pra fora de casa, estampar um sorriso no rosto e me servir de bobo da corte, rio e faço rir, isso ameniza as dores....E mais uma vez eu lembro da minha Vó que sempre dizia quando me ouvia "julgar" alguém "coração alheio é terra que ninguém pisa", da gente quem sabe é só nós mesmos e o Cara lá de Cima...

Eu faço um ritual diário quando abro os olhos a cada manhã e me dou uma ordem, é quando eu canto Raulzito (sim, o Seixas) mentalmente...esse cara devia tá tentando achar a mola também quando escreveu essa canção... e eu repito como um mantra muitas vezes em voz alta, outras em silêncio quando as lágrimas rolam mais forte "Tente outra vez"

"Tenha fé em Deus, tenha fé na vida
Tente outra vez...."

E eu me levanto, me ergo novamente como um viciado em drogas que repete o lema "um dia de cada vez" que deveria ser um lema universal, eu visto uma roupa e recomeço, dia após dia, e eu saio pra vida lá fora colorindo o dia das pessoas a minha volta, mesmo que por dentro eu me sinta cinza, ou um bege calcinha desses bem sem graça....

"[...]Tente
Levante sua mão sedenta e recomece a andar
Não pense que a cabeça aguenta se você parar..."


Eu me dou uma ordem diária: Não desista. A ordem é essa sempre: Não desistir!
Eu aprendi a me dar o direito de ter meus dias de tristeza, melancolia, meus #baddays, mas não me permito desistir, não me permito jogar a toalha outra vez. Meu psiquiatra me disse uma vez "A vida é dura, mas você tem que encará-la como ela é". Eu chorei dias pensando nessa frase, derrotada, mesmo sabendo que ele tinha total razão. E hoje por mais que a tristeza me acalce eu não deixo que ele tome conta, estou sempre um passo a frente.
Não abro mão dos meus coleguinhas (os tarjas pretas) porque sei da importância deles pra minha saúde física e mental, também já não bato boca com quem tem suas teorias pseudo freudianas sobre a depressão mas o máximo que teve foi uma TPM ou uma crise histérica, aprendi a lidar com a doença, aprendi a não (pelo menos eu tento) perder as rédeas da situação.

E toda manhã quando eu abro os olhos eu lembro da ordem do dia: Não desistir!
e no final de cada ordem e de cada oração eu digo: Amém!



Tente Outra Vez
Raul Seixas
Veja
Não diga que a canção está perdida
Tenha fé em Deus, tenha fé na vida
Tente outra vez

Beba
Pois a água viva ainda está na fonte
Você tem dois pés para cruzar a ponte
Nada acabou, não não não não

Tente
Levante sua mão sedenta e recomece a andar
Não pense que a cabeça agüenta se você parar, 
não não não não
Há uma voz que canta, 
uma voz que dança, 
uma voz que gira
Bailando no ar

Queira
Basta ser sincero e desejar profundo
Você será capaz de sacudir o mundo, vai
Tente outra vez

Tente
E não diga que a vitória está perdida
Se é de batalhas que se vive a vida
Tente outra vez

Tristeza

Outro dia como de praxe, eu me peguei pensando em você, em nós...imaginando como você está, o que tem feito na vida, imaginando como estaríamos se estivéssemos juntos.
E de repente me dei conta que não tenho mais raiva de você, ainda resta um pouco de mágoa, pois ainda dói...bem lá no fundo dói e há dias que doem como se fosse ontem, mas raiva mesmo, eu não tenho. Eu tenho tristeza, tristeza de você, tristeza pelo nosso fim, tristeza pela dor que você me causou.
Tenho tristeza por ter amado você, por ter entregue minha vida a alguém que não se importava (se se importava nunca demonstrou), que fez meu coração de gato e sapato, que usou meu corpo ao seu bel prazer e depois virou as costas e partiu.
Isso sim me da tristeza, muita tristeza... meus olhos enchem de lágrima e apesar de tudo o coração se enche de saudade. Eu apaguei o que restava de nossas fotos no computador, já não tenho mais seu email nos meus contatos mas me surpreendi recitando de cor e em voz alta o número do seu telefone. Não tive coragem de ligar, nem de mandar um sms, afinal o que eu escreveria??? Iria perguntar como você está e você responderia que está bem, trabalhando, fazendo algum curso...mesmo que esteja com alguém você mentiria, diria que está sozinho e mais seria capaz de dizer que sente minha falta e eu tola poderia até querer acreditar e alimentar falsas esperanças mais uma vez.
Por isso fechei o telefone e antes de apertar a tecla verde, melhor assim, eu aqui no meu canto com minha tristeza de você, de mim, de nós...e você aí seguindo sua vida Deus sabe lá como...fico me perguntando qual seria minha reação se o acaso nos colocasse frente a frente um dia desses por aí, em alguma rua movimentada em um bar, um show ou algo assim. O que eu sentiria? O que eu faria? O que eu iria te dizer?
Meu orgulho falaria mais alto e eu manteria a pose de durona e seguiria em frente ou deixaria meu coração agir e me atiraria em seus braços dizendo o quanto você faz falta?! Não sei, só sei que se você me perguntasse se tenho raiva de você eu responderia: raiva não, só uma tristeza sem fim.